Reunião SINDIGAS Nacional

TER / 15 SET

Nos dias 14 e 15 o Secretário Geral do SITROVEL esteve na cidade do Rio de Janeiro representando a FETROPAR  nas negociações com o SINDIGÁS.

As negociações não tiveram avanços haja visto que a choradeira patronal foi baseada na crise nacional, crise essa que segundo eles afetou o setor causando uma retração de 5% no período, aliado a inadimplência vem causando uma desaceleração no setor, com isso a proposta patronal foi de 6,5% de reajuste linear, isso para uma inflação no período de 9,88%.

Os representantes dos trabalhadores rebateram as queixas patronais, tendo em vista de que como todos sabem tivemos um grande reajuste no valor do gás de cozinha nos últimos dias, quanto a inadimplência os trabalhadores nada tem a ver com a ingerência patronal, quanto a redução de 5% citada pela bancada patronal também não acreditamos nessa retração, pois não temos tido informação de que a população voltou a utilizar o antigo fogão a lenha.

A proposta de reajuste de 6,5% apresentada pela bancada patronal soou como uma afronta aos trabalhadores, tendo em vista que em uma negociação o índice de reposição da inflação não é discutível, o que deve ser discutido é o índice de ganho real.

Ainda os trabalhadores do setor não visualizaram retração alguma no setor, sendo que suas atividades aumentaram ou pelo menos permaneceram como estavam, o que vem derrubar por terra as alegações patronais.

Será agendada nova rodada de negociações para os próximos dias para retomarmos as atividades negociais.