Motoristas fazem protesto no pátio da ALL

QUI / 17 JUL

Centenas de motoristas promoveram, durante todo o dia de ontem, no terminal ferroviário da América Latina Logística (ALL), localizada há 25 quilômetros de Rondonópolis pela BR-163, uma manifestação cobrando melhores condições de trabalho no local. Os manifestantes bloquearam o acesso à área operacional da ALL, impedindo a operação do terminal. A manifestação teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas dos Transportes Terrestres de Rondonópolis (STTRR) e acompanhada pela Associação dos Transportadores de Carga de Mato Grosso (ATC). Ontem, por volta das 20 horas, o acesso ao terminal foi liberado após um acordo formalizado entre a ALL, STTRR e ATC. Devido ao bloqueio na entrada do terminal, formou-se uma extensa fila de aproximadamente 1.500 caminhões. Os motoristas também chegaram a bloquear os trilhos para evitar a passagem das locomotivas. Os caminheiros estão reclamando que, na época de chuva, o pátio em que os veículos ficam parados aguardando para descarregar é tomado pela lama. Agora, no período de estiagem, os profissionais do volante reclamam da poeira que toma conta do local. Além da situação precária dos banheiros que, segundo eles, estão interditados ou sem condições de uso, assim com os bebedouros. Outro problema apontado pelos manifestantes é a falta de estrutura do restaurante que tem capacidade de receber, no máximo, 50 pessoas para uma demanda de quase 2 mil motoristas e, ainda por cima, conforme as queixas, com preços fora dos praticados no mercado.
OUTRO LADO
Em nota divulgada por sua assessoria, a concessionária que administra a linha férrea na região esclarece que a fila gerada no terminal ferroviário em Rondonópolis, ontem, foi agravada pela manifestação dos caminhoneiros que bloquearam o acesso à área operacional do terminal, impedindo que o mesmo pudesse operar. A empresa afirma ainda que está em plenas condições para funcionar e, naquele momento, aguardava apenas o fim da manifestação. O grande número de veículos no Complexo, segundo a assessoria da ALL, é decorrente dos caminhões que chegaram pela manhã de ontem e remanescente ao do dia anterior, que teve acúmulo em virtude de dois bloqueios seguidos realizados por manifestantes na BR-364, Km 202, perímetro urbano da cidade.
Com relação às condições em que se encontra o pátio do terminal, que estão gerando bastante reclamação por parte das caminhoneiros, a ALL não se manifestou.
FONTE: A tribuna MT – 16/07/14