HISTÓRIA DO SITROVEL

Um Sindicato Abrangente

O SITROVEL – Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Cascavel é uma das entidades sindicais mais antigas de Cascavel. Nasceu como associação, para depois ser reconhecida como sindicato pelo Ministério do Trabalho.

Atende uma área base de 32 municípios, congregando a categoria dos trabalhadores nas empresas de transportes de Cargas e Passageiros, abrangendo, ainda, a categoria diferenciada dos motoristas e ajudantes do Comércio, Indústria, Cooperativas e Serviços.
Pequena História

O SITROVEL nasceu primeiramente como associação profissional em 22 de abril de 1983. A Carta Sindical veio em 23 de outubro de 1985, portanto no estertor da ditadura militar, quando a liberdade de organização da sociedade ainda estava sob o tacão do poder autoritário do governo militar.

Começou timidamente, sob a liderança do motorista Zigmar Oscar Port, incansável líder da categoria, juntamente com um punhado de outros bravos como Bruno Miguel Weirich, João Gomes da Silva, Silvio Rodrigues, Valmor de Almeida, Heron Cezar Schroder, Valdomiro Martins da Silveira, Zeno Nhepers, Adão Clemente da Silva, José Ferronato e Heitor Silva.

Aos poucos foi se firmando como entidade pujante e representativa de sua categoria, até o advento da Constituição cidadã de 1988, quando consolidou sua ampla base. A partir desse período, desmembraram-se do SITROVEL quatro novas entidades, três em Cascavel: SINETRAPITEL, SINTTRACOVEL e SINTROVEL; todas agrupadas junto à FUNDAÇÃO IGUAÇU, e ainda o SINTROTOL, sediada em Toledo e região.

Mesmo com o desmembramento sugerido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres das categorias específicas, continuou um grande sindicato. Foi no seio do SITROVEL que nasceu a ONG FUNDAÇÃO IGUAÇU, entidade de apoio sindical criada pelos diversos sindicatos rodoviários, para dar sustentação política e organizacional as entidades sindicais.
Ação Social e Formação Sindical

O SITROVEL, assim como todos os sindicatos sediados na FUNDAÇÃO IGUAÇU, tem uma ação conjunta na ação social e formação sindical e profissional. Da mesma forma, pela união de diversos sindicatos é possível montar uma estrutura única de Convênio com médicos, dentistas, profissionais liberais das diversas áreas, hospitais, laboratórios, etc. Assim como cursos para as lideranças sindicais.

Para ter acesso a todos os convênios, qualquer membro da categoria, depois de comparecer a sede do sindicato e inscrever seu cadastro no sindicato, passa a usufruir as vantagens dos convênios sem nenhum custo adicional..

© SITROVEL | Todos os Direitos Reservados.