HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO

MISSÃO NA INSTITUIÇÃO – COMO NASCEU
Logo após a promulgação da Constituição brasileira de 1988, a CNTTT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres remeteu aos sindicatos de todo o Brasil, uma deliberação, recomendando aos sindicatos rodoviários o desmembramento em diversas entidades, por categoria. Em Cascavel os companheiros, decidiram seguir aquela orientação, de tal forma que desmembraram do SINDICATO DE TRABALHADORES EM TRANSPORTES RODOVIARIOS DE CASCAVEL, mais três sindicatos, constituindo as seguintes entidades:
1. – SITROVEL – Trabalhadores categoria diferenciada.
2. – SINTTRACOVEL – Trabalhadores em transporte Coletivo Urbano.
3. – SINETRAPITEL – Trabalhadores em transportes de passageiro.
4. – SINTROVEL – Trabalhadores em transporte de cargas.
Para não haver problemas de processo de continuidade, os sindicatos estrategicamente decidiram manter-se unidos, no mesmo local, para não enfraquecer a categoria como um todo.

Porque a FUNDAÇÃO IGUAÇU?

Quatro entidades com objetivos idênticos têm enormes dificuldades administrativas e gerenciais, para conviverem sob um mesmo teto. Considerando ainda a similaridade de ação, decidiram instituir uma entidade, que unificasse a forma de trabalho dos sindicatos. Que centrasse todas as atividades administrativas, dando eficiência às ações institucionais dos sindicatos.
Há 13 anos nasceu a FUNDAÇÃO IGUAÇU e com ela o trabalho de defesa da categoria tem se firmado de forma definitiva, ano a ano.
Outros sindicatos se agregaram a fundação, com isto diminuindo os custos e fortalecendo a instituição.
Hoje a tendência é de que aglutinem novamente os sindicatos. Se isto vier a ocorrer, a FUNDAÇÃO será mantida, em razão da atividade de apoio que ela poder oferecer aos trabalhadores.
Considere-se, ainda, que as fundações são monitoradas, pelo Ministério Público, que audita seus balanços e a quem a Diretoria presta contas anualmente.

OBJETIVOS PRINCIPAIS
– A FUNDAÇÃO IGUAÇU, cuja estrutura básica se destinará ao apoio ao trabalhador sindicalizado, tem, ainda, a finalidade precípua:
a) – assistir ao trabalhador sindicalizado em suas dificuldades, propondo e executando ações para garantir-lhe a dignidade sua e de sua família;
b) – implantar a casa de saúde do trabalhador, equipada com centro de atendimento hospitalar, ambulatorial, maternidade, pediatria, laboratório de analises clinicas, radiologia, exames computadorizados e atividade correlatas;
c) – implantar centro de atendimento odontológico;
d) – construção de centro de atendimento geriátrico;
e) – instalação de creche;
f) – fomentar, estudar e apoiar o desenvolvimento e a criação de pequenas cooperativas, em todas as áreas onde sua implantação se impuser;
g) – celebrar convênios com entidades públicas e privadas;
h) – Incentivar e participar da formação, especialização e aperfeiçoamento de recursos humanos para diversas atividades;
i) – estimular e apoiar o desenvolvimento de um centro de estudos e pesquisas econômicas e sociais;
j) – promover o respeito à dignidade do homem, defendendo seus direitos inalienáveis e a partir deste homem, buscar uma sociedade mais justa;
l) – estimular e apoiar a democracia e a liberdade;
m) – divulgar por meio de radiodifusão, televisão ou jornal, o trabalho desenvolvido pela FUNDAÇÃO IGUAÇU;
n) – apoiar e propor ações para o desenvolvimento da Região Oeste e Sudoeste do Paraná em todos os campos das atividades humanas;
o) – criar o museu do homem do Iguaçu;
p) – administrar e organizar grupos de trabalhadores com o objetivo de construir conjuntos ou unidades habitacionais, com recursos do sistema habitacional dos Estados ou da União, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, a fundo perdido ou de outras origens, desde que destinados a trabalhadores sindicalizados, na área de atuação da Fundação Iguaçu, podendo, ainda, firmar convênios com bancos que repassam recursos e com empresas construtoras;
q) – a Fundação Iguaçu poderá participar de concorrências para se habilitar junto à União como permissionária ou concessionária de emissoras de radiodifusão ou televisão.

© 2013 Fundação Iguaçu. Todos os direitos reservados.

Rua Fortunato Bebber, 1822 - São Cristóvão, Cascavel - Paraná